top of page
  • rcgebara

Desafios físicos e mentais de uma pandemia

A pandemia do coronavírus em 2020 mudou completamente o modo de vida de todos os habitantes: o alto contágio causou milhões de infectados e sobrecarregou sistemas de saúde, obrigando governantes a anunciarem quarentena para a população como uma forma de controlar a contaminação do vírus.

Porém, ao mesmo tempo que a determinação do isolamento social manteria a saúde física das pessoas, o número de casos de transtornos mentais cresceu exponencialmente durante esse período no Brasil e no mundo.

 

Antes de tudo é importante entender: O QUE SÃO TRANSTORNOS MENTAIS?

A qualidade da saúde mental está intimamente relacionado a como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.

Quando há algum distúrbio é possível classificá-lo como um transtorno mental, ou seja aquele que causa alterações mórbidas do modo de pensar e no humor assim como começo de um comportamento associado a angústia expressiva. Mesmo com a definição, é importante pontuar que, ao falarmos em transtornos, nos referimos a uma trajetória diagnóstica que varia bastante de pessoa para pessoa.

 

Durante a pandemia do coronavírus casos de depressão saltaram de

4,2% para 8,0%, e quadros de ansiedade foram de 8,7% para 14,9%.


Com o modo de vida completamente modificado repentinamente, as pessoas tiveram de se adaptar em meio a estresses causados pelas incertezas e medos diante da doença o que resultou em aumento dos casos depressivos e de transtornos de ansiedade.

FATORES ESTRESSORES:

- Necessidade de afastamento de amigos e familiares por tempo indeterminado;

- Dificuldades e preocupações financeiras;

- Brigas dentro de casa;

- Tédio diante de uma nova vida em quarentena;

- Preocupações extremas causadas pela falta de informação em relação ao COVID-19.

 

!! Os meios de prevenção contra o coronavírus são indispensáveis e primordiais para seu controle, por isso não há como extinguir o distanciamento nem o isolamento social, porém algumas medidas poderão ser tomadas como forma de mitigar o índice elevado de transtornos mentais como depressão e ansiedade durante esse período. !!


- Reduzir a ambiguidade das informações: Transparência durante atualizações sobre a doença é essencial, como informar o que está acontecendo, detalhes sobre a prevenção e sua importância, explicações sobre o funcionamento do vírus e disponibilidade clara do número de casos e mortes de pessoas vítimas da covid;

- Se desligar das notícias que possam causar ansiedade e estresse;

- Cuidar do próprio bem estar e saúde (fazer atividades físicas em casa, ter uma boa alimentação, dormir bem, manter uma rotina e reservar um tempo para o realizar atividades prazerosas);

- Manutenção das redes de apoio social durante a quarentena também é essencial para a saúde mental, já que a ruptura das conexões sociais e físicas é um importante facilitador de impactos psicológicos negativos.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quiz

Post: Blog2 Post
bottom of page