top of page
  • avchaves

Exercícios físicos em casa

Mexa-se mais!

No período COVID-19, a representatividade dos exercícios físicos ganhou novos ares e reforçou ainda mais o porquê é tão importante para saúde mental, física e o bem-estar. O exercício ajuda a aumentar a energia, reduzir o estresse, espantar a preguiça e as sensações ruins que assombram a quarentena, como a ansiedade e o medo e ainda mantém o peso sob controle. A todo momento, estamos em constante pressão dos resultados sociais, econômicos, relacionais que o isolamento social nos proporcionou. E é justamente por essa quantidade de preocupação que os exercícios se tornam um aliado, funcionando como uma válvula de escape que também permite manter sua saúde em dia e evitando o surgimento de outras doenças. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para realizar atividades físicas em casa.


Dicas para realizar exercícios em casa


1. Prepare um espaço arejado

A primeira regra é buscar realizar as práticas em um local arejado. Os exercícios físicos estimulam a liberação do suor, o que é ótimo para quem deseja perder aqueles famosos quilos que tanto nos incomodam. Entretanto, precisam ser realizados em locais que tenham ventilação e permita que você tenha uma respiração adequada. O desempenho das atividades são otimizados quando conseguimos respirar de maneira efetiva, o que acontece em decorrência da renovação do oxigênio no organismo.


2. Estipule um horário fixo

Assim como atividades físicas em academias, é preciso criar uma rotina. Estabeleça horários fixos para a realização, como no início do dia, que é ótimo para tornar suas outras atividades mais tranquila e relaxante.

No caso de idosos, que pode ser visto como um momento de lazer, é também importante contar com horários preestabelecidos. Isso garante que eles consigam manter sua saúde em dia e não atrapalhe a rotina diária.


3. Conte com ajuda de profissionais online

É muito comum que pessoas busquem realizar atividades físicas nessa pandemia. Afinal, estamos parados e isolados, não realizamos mais esforços que nos ajudem a manter o corpo em forma, como andar para ir para o trabalho, brincar com filhos no parque ou visitar um shopping.

Para isso, as pessoas buscam realizar os exercícios sem nenhuma orientação, o que é um grande risco, principalmente para quem nunca enfrentou uma academia ou realizou um esporte.

Existem diversos profissionais da área que estão realizando atendimento online, podendo criar uma lista de exercícios que podem ser feitas com o que você tem em casa mesmo. Isso permite que você evite se machucar e realize aquilo que é necessário para seu organismo.


4. Faça uma boa alimentação pré e pós-treino

A alimentação sempre foi de extrema importância para atividades físicas, tanto para o período pré, quanto para o pós-treino. Busque alimentos saudáveis que fornecem energia, como batata-doce, ovo, banana e suplementos.

E da mesma maneira, devemos buscar o que comer corretamente após o treino, garantindo que você recupere a energia perdida e maximize os resultados.


5. Respeite seus limites

Saber até onde você pode ir com suas atividades são de extrema importância. Não devemos ir além do que nosso organismo suporta. Além de promover algum acidente, corremos o risco de ter efeitos negativos dos esperados, que é a manutenção da saúde.

6. Dê atenção ao alongamento

O alongamento é um grande parceiro para suas atividades físicas. Como estamos parados e realizaremos um grande esforço de nossa musculatura, o organismo estará despreparado e, consequentemente, pode vir sofrer alguma fratura.

Antes de atividades físicas, realize alongamentos do corpo inteiro, durante 15 a 30 minutos.


7. Faça caminhadas

Para aquecer o corpo antes de atividade física, as caminhadas podem ser uma forma de alongamento também. Isso porque o andar faz com que diversos músculos sejam ativados e estejam preparados. Lembrando que isso deve ser feito dentro de casa, evitando a exposição externa.

Caso você more em apartamento, substituta a caminhada por pular corda, polichinelos ou até mesmo, ficar correndo em círculos, mas com moderação.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quiz

Post: Blog2 Post
bottom of page