top of page

Medicamentos antidepressivos


  • Medicamentos que atuam no aumento da disponibilidade de um ou mais neurotransmissores nas sinapses;


  • Estes permitem a melhora no quadro geral do paciente e possibilita, por exemplo, restabelecer o humor, função esta que levou à adoção do termo antidepressivo.

Assim como outros medicamentos, apresentam efeitos colaterais, como:

- boca seca; -tontura;

- mal estar; - variação de peso;

- fraqueza; -efeitos autônomos; - queixa verbal; -falta de sono;

Com o passar dos anos, houve um grande aumento na venda de medicamentos antidepressivos, já que a depressão é a segunda principal doença em escala mundial, sendo assim uma doença recente, tida para muitos especialistas como a “epidemia dos nossos tempos”. Assim como qualquer outra doença, é necessário passar por uma consulta médica para que seja possível ter o diagnóstico e só então começar o uso de medicamentos, porém, neste caso, o diagnóstico é basicamente feito a partir dos sintomas trazidos pelo paciente, sem muitas “provas” ou exames de fato.

Muito do aumento exacerbado do uso de antidepressivos tem como causa a dificuldade em estabelecer o diagnóstico diferencial entre um período de tristeza ou desconforto diante de certas situações de vida indesejáveis e o real quadro de Depressão. Ao mesmo tempo, em que há um esforço de Psiquiatras por não banalizar a doença, muitos profissionais não colaboram para isso, uma vez que nem sempre os critérios padronizados pelo DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) são obedecidos.

Assim, a cautela em dar o diagnóstico correto é muito importante, pois disto depende o uso adequado dos antidepressivos para as doenças e estados mentais para os quais foram desenvolvidos. Não obstante, é preciso reconhecer a melhoria na qualidade de vida de pessoas que têm feito uso desta classe de medicamentos, ainda que não preenchessem critérios para o diagnóstico de Depressão. Neste sentido é possível enxergar os antidepressivos sob a paradigma de Bruno Latour que os vê como “mediadores sócio-técnicos associados aos corpos humanos, e não como intermediários entre um estado patológico inicial e um estado posterior, de saúde restituída.”



Com tudo isso, antes de qualquer atitude a ser tomada procure um profissional!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quiz

Post: Blog2 Post
bottom of page