top of page
  • avchaves

Qualidade do sono

Sono

Quando pensamos em sono, geralmente focamos apenas nas horas dormidas e não na sua qualidade em si. Precisamos nos lembrar de que é de extrema importância se levar em consideração o fator da qualidade do sono. O sono é essencial para a saúde mental, a saúde da pele, para combater infecções e evitar a obesidade. Uma boa noite de sono proporciona clareza mental e energia para enfrentar o dia.

Se você acorda cansado depois de ter dormido no mínimo 7 horas durante a noite ou se você acorda no meio da noite sem motivo, é aconselhável tomar algumas atitudes para melhorar a qualidade de seu sono.


Dicas para ter um sono melhor:

1. Dormir de 7 a 8 horas é o ideal para um sono reparador, levando a uma boa disposição durante o dia.

2. Dê preferência a uma dieta balanceada, com alimentos leves, de fácil digestão, no período da noite, ou opte por fazer sua última refeição de 3 a 4 horas antes de ir dormir.

3. Durma no escuro. Abajur ou TV ligada atrapalham na hora de dormir, pois a luminosidade e o barulho dos aparelhos oferecem estímulos que atrapalham o início, a qualidade e a duração do sono. O mesmo vale para o hábito de ficar no celular já na cama, antes de dormir.

4. Evite o uso de celulares e aparelhos eletrônicos a partir de 1 hora e meia antes do horário que for dormir

5. Café, alimentos com cafeína ou que possam estimular o sistema nervoso devem ser evitados de 4 a 6 horas antes de dormir, pois levam o organismo a um estado de alerta e atrasa a sonolência.

6. Conforme a idade avança, o sono muda e ocorrem mais despertares durante a noite. Neste caso, é preciso avaliar a rotina e criar o hábito de fazer atividade física para que o corpo canse mais, incluindo as pessoas com mais de 60 anos. Só evite exercício físico pesado pouco antes de dormir para não deixar o corpo em estado de alerta e provocar efeito contrário.

7. Dormir até 30 minutos à tarde pode melhorar o humor e a disposição para atividades, mas caso tenha insônia ou dificuldade para dormir é melhor evitar.

8. Um banho morno é relaxante e pode preparar o corpo para dormir.

9. Mantenha uma rotina de sono e vá para a cama na mesma hora todas as noites, incluindo fins de semana.

10. Use roupas confortáveis para dormir, com tecidos leves e mais frescos, de preferência de cores claras, já que absorvem menos o calor.

11. Medicamentos devem ser indicados apenas em último caso e com acompanhamento médico.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quiz

Post: Blog2 Post
bottom of page